Pés carregados e chão forrados de Cambuci. 

Estamos na época da colheita dessa fruta especial, que é feita pela seleção das mais saborosas que já caíram no chão. Assim que fica maduro, o Cambuci cai no chão, e cabe a nós a agilidade de colher para produção de poupa e saborear de seu perfume intenso, adocicado e ácido, incomparável com qualquer outra que conhecemos. 

A concorrência é acirrada, ainda bem que a oferta de Cambuci aqui na Reserva Mata Grande é farta, pois essa é a época predileta das pacas, antas, veados e tantas outras espécies que também adoram essa fruta. Nativa da Mata Atlântica, já esteve em risco de extinção por ser muito explorada por sua madeira na fabricação de utensílios, e também pelo desmatamento provocado pelo crescimento das cidades. Mas a utilização da fruta, como fazemos aqui no Nature Park, para produção de ítens deliciosos da Gastronomia, como mousses, sucos, geleias, é justamente o que tem incentivado a proteção da espécie no Brasil. 

O nome Cambuci é de origem indígena e deve-se à forma de seus frutos, parecidos com os potes de cerâmica que recebiam o mesmo nome. E deu nome também a um bairro tradicional de São Paulo que antigamente tinha em abundância essa espécie.

A fruta foi citada no livro do químico e fitologista Lelington Lobo Franco, “As Incríveis 50 Frutas e seus Poderes Medicinais”, indicado para pessoas de constituição física frágil, doentes ou anêmicas como uma excelente fonte de vitamina C, com propriedades antioxidantes e adstringentes que retardam o envelhecimento e fortalecem o sistema imunológico, além de combater o colesterol.

Ficou curioso? Que tal saborear uma das nossas especialidades da casa e desfrutar de todos os benefícios dessa maravilha da Mata Atlântica? Vem provar o nosso Mousse de Cambuci, você vai amar essa Experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *